terça-feira, 13 de abril de 2010

Metro Curitiba

Fala-se do metro curitibano para desafogar o transito, mas nem políticos nem técnicos são convincentes da necessidade desta obra. Uma pessoa pode observar o transito em momentos de “rush” e verificar quais veículos entopem as ruas. São carros, motocicletas e afins. Ônibus são em grande número apenas próximos aos terminais, pois logo que deixam estes locais se dispersam no transito. O espaço utilizado por parte destes veículos pouco ou quase nada irá mudar no panorama urbano de Curitiba. A quem interessa esta obra?

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Regularização Fundiária

Com relação a matéria veículada na edição de 12 de abril de 2010 do Jornal Gazeta do Povo sobre Áreas Clandestinas, gostaríamos de ponderar que do ponto de vista legal a prefeitura está correta, ao não promover ela Prefeitura Municipal de Curitiba a regularização e legalização das ocupações mas que do ponto de vista gerencial está completamente errada. Este é um dos inúmeros problemas com os quais o poder público se vê as voltas diariamente. Quando se trata de regularização de áreas de favela há grande mobilização. Mas quando se trata de parcelamentos espontâneos, a grande maioria destes proprietários são de boa fé e mesmo os vendedores, mas desconhecem o rito legal. Deixá-los a margem do processo não é administrar. Parâmetros urbanísticos são fundamentais, mas nestes casos não essenciais. Saudações